Sábado, 27 de Novembro de 2021
(63) 98106-4401
Geral geral

Equador: nova onda de violência em prisão deixa 58 detentos mortos

Violência

15/11/2021 23h45
41
Por: Redação Fonte: https://terrabrasilnoticias.com/
Equador: nova onda de violência em prisão deixa 58 detentos mortos

Pelo menos 68 presos foram mortos e mais de duas dúzias ficaram feridos durante confronto na Penitenciaria del Litoral do Equador nesta sexta, informou o governo do país neste sábado (13). Segundo as autoridades, a violência foi caracterizada como brigas entre gangues rivais.

A penitenciária, localizada na cidade de Guayaquil, no sul do país, é a mesma prisão onde 119 presos foram mortos no final de setembro no pior incidente de violência carcerária de todos os tempos. A informação é da CNN Brasil.

O governo responsabilizou as disputas entre gangues de narcotraficantes pelo controle das prisões pela episódio.

Dezenas de pessoas estavam reunidas do lado de fora da prisão esperando notícias de seus entes queridos, de quem muitos disseram não ter notícias. Uma delas é Cristina Monserrat, 58, que ainda não conseguiu informações sobre o irmão mais novo, que está preso há um ano. “O que está acontecendo lá dentro é repreensível, pessoas se matando e o mais triste é que elas não têm consciência”, disse Monserrat. “Meu irmão está vivo, meu coração me diz isso.”

Presidente Guillermo Lasso, acrescentou Monserrat, deveria fazer mais para ajudar os pobres. O sistema prisional do Equador tem estado nos holofotes nos últimos anos por superlotação, más condições sanitárias e crime organizado.

Em setembro, Lasso declarou estado de emergência de 60 dias no sistema prisional, o que liberou fundos do governo e permitiu a assistência militar no controle das prisões. Neste sábado, o presidente pediu ao tribunal constitucional que permitisse a entrada dos militares nas prisões, em vez de fornecer apenas segurança externa.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 14h25 - Fonte: Climatempo
32°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 33°

36° Sensação
13 km/h Vento
59% Umidade do ar
80% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva