Sábado, 27 de Novembro de 2021
(63) 98106-4401
Geral EUA

EUA e União Europeia estudam criar leis que podem prejudicar agro brasileiro

O conteúdo foi o mais acessado durante a semana em agricultura; tempo, greve dos caminhoneiros e preço de fertilizantes também foram destaque

24/10/2021 18h27
47
Por: Redação Fonte: www.msnews.com.br
EUA e União Europeia estudam criar leis que podem prejudicar agro brasileiro

Um projeto de lei em tramitação no Congresso Americano pretende barrar a importação de produtos originários de regiões desmatadas, com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e preservar florestas no mundo todo. A União Europeia deve apresentar em novembro um projeto semelhante, que impede as importações de produtores que não comprovarem que seus produtos não vêm de áreas desmatadas.

5 – Produtor vai precisar investir 20 sacas de soja para compor relação de troca por fertilizantes

A alta nos preços de fertilizantes e defensivos vai impactar na relação de troca com a soja na safra 2022/23. Segundo a consultoria Cogo, Inteligência em Agronegócio, vão ser necessárias 20,4 sacas de 60 quilos de soja para adquirir um pacote de fertilizantes, o maior volume desde a safra 2009/10. 

4 – Tempestade deixa ao menos 6 mortos em Mato Grosso do Sul

O Corpo de Bombeiros de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, localizou, ao menos, seis corpos do naufrágio de um barco-hotel, no rio Paraguai, que aconteceu na última semana, 15, depois de uma tempestade que atingiu a região.

3 – Falta de fertilizantes ameaça plantio e pode impactar na inflação

Diante da possibilidade da falta de fertilizantes para a próxima temporada, muitos produtores estão antecipando as compras desses itens. No entanto, o preço elevado dos produtos se torna mais um desafio para o planejamento.

2 – Caminhoneiros notificam governo sobre greve

A Frente Parlamentar Mista dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas notificou o governo federal e autoridades parlamentares sobre a paralisação dos caminhoneiros, prevista para 1º de novembro.  A frente destaca que as paralisações são motivadas pelos sucessivos aumento de preço dos combustíveis. 

1 – EUA e União Europeia estudam criar leis que podem prejudicar agro brasileiro

Um projeto de lei em tramitação no Congresso Americano pretende barrar a importação de produtos originários de regiões desmatadas. A União Europeia deve apresentar em novembro um projeto semelhante, que impede as importações de produtores que não comprovarem que seus produtos não vêm de áreas desmatadas. 

Para Silvia Fagnani, sócia da Think Brasil, caso esses projetos avancem, podem trazer impacto para o comércio agrícola do Brasil com os norte-americanos e europeus.

Temos que se preocupar com esses projetos. A sensação é de que são projetos feitos para o Brasil, pois nossa agricultura é bastante competitiva, tem uma biodiversidade muito grande e ainda fazem competição com esses países”, lembra.

Ainda de acordo com Silvia, as regras ambientais internacionais ainda precisam de um debate mais amplo antes de serem implementadas, pois há muitas diferenças do que está estabelecido pelo Código Florestal e pelo que está sendo proposto. Ela ainda ressalta que o Brasil pode recorrer a órgãos internacionais em caso de possíveis sanções ao comércio de produtos agro.

As leis têm lados ambientais mas também econômicos, e isso pode criar barreiras comerciais para o Brasil, podendo as discussões parar ainda na Organização Mundial do Comércio (OMC). No entanto, é importante que o Brasil e os produtores continuem cumprindo suas leis ambientais”, finaliza.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 14h46 - Fonte: Climatempo
32°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 33°

36° Sensação
13 km/h Vento
59% Umidade do ar
80% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva