Segunda, 25 de Outubro de 2021
(63) 98106-4401
Geral Geral

Mãe denuncia que filho autista ficou desassistido em sala de escola municipal de Palmas: ‘encontrei ele todo cagado’

Filho autista ficou desassistido

05/10/2021 11h46
63
Por: Redação Fonte: https://soumaisnoticias.com/

Em um vídeo que circula nas redes sociais uma mãe denuncia que o seu filho autista, , de apenas 6 anos, ficou desassistido em uma sala de aula em Palmas. A mulher conta que encontrou o menino sozinho todo cagado e que ele estaria comendo as próprias fezes. O caso teria acontecido na sexta-feira (1º), na Escola de Tempo Integral Caroline Campelo, que fica no Setor Santa Fé, na região sul da capital. (Veja o vídeo no final da reportagem)

 

A Mãe da Criança, identificada como Lizandra, conta que foi buscar o filho na escola mais cedo é encontrou o filho nesta situação, quando deveria estar acompanhado pelos cuidadores da escola. Ela conta que ao encontrar o menino todo sujo de vezes, os responsáveis pelo acompanhamento dele estavam “conversando na biblioteca.

Acompanhada da advogada Kamila Aguiar, Lizandra foi até a Delegacia da Infância e Juventude registrar a ocorrência. Para a advogada, houve completo desrespeito às necessidades da criança que é portadora de necessidades especiais.

Ainda e acordo com a Lizandra essa não foi a primeira vez que situação como essa acontece. Segundo ela, há um mês, a criança chorava muito e demonstrava não querer ir mais para a escola, mas não desconfiou de nada.  “Só agora, quando fui buscá-lo mais cedo, é que me deparei com essa situação lamentável ao encontrar o meu filho abandonado numa sala  e comendo as próprias fezes”, desabafou.

Após o registro da ocorrência, o caso foi enviado para o Ministério Público e o Conselho Tutelar da região sul também acompanha o caso. Segundo apurado pela reportagem, o MP deve tomar providências sobre o caso nesta segunda-feira (4), sendo que o caso cabe medidas no campo da educação e da criança e do adolescente.

A reportagem solicitou um posicionamento sobre o caso à prefeitura de Palmas e aguarda resposta.

Sobre o autismo

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.

https://youtu.be/_U7VVfb4-uU

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 11h23 - Fonte: Climatempo
31°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 31°

35° Sensação
9 km/h Vento
63% Umidade do ar
83% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.